Designação do objecto:

Pia de abluções

Localização:

Lisboa, Portugal

Museu titular:

Museu da Cidade

Data:

Séculos VIII-IX AH / XIV-XV AD

Número inventário do Museu titular:

MC. ARQ.46

Material / Técnica:

Pedra lióz.

Dimensões:

Alt. total, 114 mm; diâm. 223 mm

Proveniência:

Lisboa.

Descrição:

Pia de abluções, oitavada. Interior escavado, com bordo moldurado superior e externamente. Apresenta uma perfuração, posterior. A base está truncada, estando em falta um pedúnculo ou pé. A moldura exterior apresenta decoração de pequenos elementos geométricos (losangos, quadrados e círculos) insculturados. O bordo superior apresenta a todo o perímetro uma inscrição árabe, em grafia cúfica, da qual é possível ler a expressão al-mulk, repetida de forma encadeada.

View Short Description

Como foram estabelecidas datação e origem:

Datação externa, histórica. A mesquita da Mouraria, à qual se supõe ter pertencido, foi desmantelada nos inícios do século XVI, no reinado de D. Manuel I de Portugal.

Historial da aquisição pelo Museu:

Doada ao Museu.

Historial da proveniência:

Encontrada durante obras de reabilitação urbana, reaproveitada na alvenaria de um dos muros do imóvel da Rua João do Outeiro n.º 67 (Mouraria, Lisboa). O edifício dataria, originalmente, do século XVI.

Bibliografia seleccionada:

Lisboa Subterrânea, catálogo da exposição, Lisboa, 1994.

Citation:

Rodrigo Banha da Silva "Pia de abluções" in Discover Islamic Art , Museum With No Frontiers, 2017. http://www.museumwnf.org/thematicgallery/thg_galleries/database_item.php?itemId=objects;ISL;pt;Mus01_C;45;pt&id=religious_life

Autoria da ficha: Rodrigo Banha da Silva

Número interno MWNF: PT 62